top of page
EEA_grants_White.png

ReBuild 17

Construindo

Circularidade

Webinar- 4 de fevereiro de 2021

Este evento é gratuito, mas carece de inscrição prévia

Formulário de inscrição submetido com sucesso!

O projeto Rebuild 17 é financiado pelo mecanismo financeiro EEA Grants e resulta da cooperação entre o Governo dos Açores, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil, a Fibrenamics Azores, via Centro Inovação de Materiais Produtos Avançados (CIMPA), e a empresa islandesa ReSource International.

Programa

09h55-10h00  Abertura da Sala Virtual

10h00-10h30  Sessão de Abertura

                        Ana Carvalho (Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações)

                          Susana Escária (Secretaria-Geral do Ambiente)

                        Breve Apresentação do Projeto ReBuild 17

                          Francisco Fernandes (Diretor do LREC)

                          Fernando Cunha (Diretor Executivo da Fibrenamics)

                          Catarina Amaral (LREC)

                          Raquel Galante (Fibrenamics Azores)

10h30-10h55  Construção: A Circularidade como Indicador

                           Joana Borges Coutinho (Sustain Azores)

                           Aline Guerreiro (Portal da Construção Sustentável)

10h55-11h55   Mesa Redonda

                         Resíduos de Construção: Desafios e Oportunidades, Eliminação ou Valorização

                           Moderador: Raul Fangueiro (Fibrenamics)

                           Manuel Silva (Marques)

                           António Ventura (Tecnovia)

                           Catarina Pereira (Arquiteta)

                           Sérgio Costa (Simbiente)

                           Victor Ferreira (Cluster Habitat Sustentável)

11h55-12h30   Debate e encerramento

Francisco-Fernandes_edited.jpg

Francisco Fernandes

Desempenha funções de Diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil dos Açores, desde janeiro de 2012.
Anteriormente desempenhou funções na Engil no sector de Planeamento e Controlo de Custos acompanhando a execução de diversas obras em toda a região centro e sul do país. 
Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, foi responsável, como presidente da comissão organizadora, por diversos eventos científicos como o 10º Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica, o 16º Congresso Nacional de Geotecnia, as 6as Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia e o International Workshop on Natural Hazards.
Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros tem como formação complementar um Mestrado em Gestão e Administração de Empresas, pela Universidade dos Açores. É ainda membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica , presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Geotecnia e vogal do Conselho Fiscal do Fundo para o Desenvolvimento das Ciências da Construção.

Fernando Cunha.jpg

Fernando Cunha

Fernando Cunha é mestre em Engenharia Têxtil com especialização em Têxteis Avançados, pela Universidade do Minho e pós-graduado em Direção de Empresas pela Porto Business School. Integrou equipas de desenvolvimento de vários produtos inovadores com base em fibras e compósitos e tem mais de 30 artigos científicos publicados, sendo orador convidado em vários congressos internacionais. Fernando Cunha é atualmente Diretor Executivo da Plataforma Fibrenamics da Universidade do Minho.

Jamie McQuilkin.jpg

Jamie Mcquilkin

Jamie é gestor de R&D da ReSource International. Atualmente, tem entre mãos projetos que incluem a medição de emissões de aterros usando UAVs e vários projetos relacionados à medição da poluição atmosférica e da água.

Imagem1.jpg

Catarina Amaral

Licenciada em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Catarina Amaral desempenha atualmente funções de Responsável Técnica da Unidade Laboratorial de Materiais Betuminosos do Laboratório Regional de Engenharia Civil dos Açores.
Desenvolveu atividades relacionadas com a eutrofização das Lagoas através de uma Bolsa de Investigação Científica no departamento de Geociências da Universidade dos Açores. No LREC, para além de desenvolver ensaios para a determinação e caracterização de materiais betuminosos, participa em tarefas relacionadas com a gestão de resíduos produzidos no LREC e com a sustentabilidade do edifício. Colabora com escolas profissionais através da orientação de estágios e tem ainda diversos artigos publicados em atas de congressos nacionais e internacionais.

Raquel.jpg

Raquel Galante

Mestre em Engenharia Biomédica, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-UL), Raquel Galante concluiu o Doutoramento, em regime de dupla titulação, em Engenharia de Materiais pelo IST-UL, e em Produção e Controlo Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, Brasil. Especializou-se em Biomateriais, com foco na área de controlo de qualidade e segurança, tendo participado como investigadora em diversos projetos nacionais e internacionais na área.
Atualmente, é investigadora da Plataforma Fibrenamics Azores, via Centro de Inovação em Materiais e Produtos Avançados (CIMPA). Atua no desenvolvimento e coordenação de diversos projetos, em estreita colaboração com empresas de referência, tendo como principal prioridade a implementação do conceito de sustentabilidade. É ainda autora de 14 publicações científicas, tendo participações em diversos eventos científicos como organizadora, palestrante convidada e autora de apresentações.

Joana Borges Coutinho.jpg

Joana Borges Coutinho

 Joana é licenciada em Agricultura Orgânica e Mestre em Gestão de Recursos Naturais pela Universidade do País de Gales. Possui um Certificado de Pós-Graduação em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, ministrado em conjunto pela Universidade de Lisboa (PT) e a Universidade de East Anglia (Reino Unido). A sua principal área de pesquisa foi a ecologia política, tendo feito um amplo trabalho sobre o impacto das políticas ambientais globais nas comunidades florestais. Realizou pesquisas de campo independentes em vários países como Madagáscar, Brasil e Bornéu da Indonésia, bem como em vários países da UE. O seu portfólio de trabalho é amplo, desde a pesquisa académica e ensino ao desenvolvimento e gestão de negócios, sempre sob a égide da sustentabilidade. Tendo vivido e trabalhado em vários países, regressou aos Açores em 2014 onde tem aplicado a sua experiência e conhecimentos internacionais ao desenvolvimento sustentável da sua região ultraperiférica nativa.

Aline Guerreiro.png

Aline Guerreiro

Arquiteta desde 1995, é voluntária da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza há mais de 10 anos. É vogal da Direção Nacional desta associação onde coordena a temática da Construção Sustentável.
Tem sido frequentemente convidada a fazer apresentações na área da “Eficiência Energética em Edifícios” e “Construção Sustentável” em Licenciaturas e Mestrados de várias Universidades e Institutos Politécnicos. Foi assistente de ensino na disciplina de Arquitetura da Licenciatura em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico em Lisboa.
Criadora e coordenadora do Portal da Construção Sustentável desde 2010, onde se dedica ao desenvolvimento de ações que privilegiem a promoção de boas práticas para a qualidade construtiva, eficiência energética e reabilitação. É autora de várias edições sobre Construção Sustentável e de um Guia para a desconstrução seletiva de edifícios.
Está a terminar o seu doutoramento na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, na mesma área com enfoque na reabilitação de edifícios.

sel-IMG_0957.jpg

Raul Fangueiro

Professor e Investigador Sénior da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Raul Fangueiro é ainda Mentor e Coordenador da Fibrenamics.
Dirige o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho e é Coordenador Científico das Conferências Internacionais: ICNF - International Conference on Natural Fibers e AUXDEFENSE- World Conference on Advanced Materials for Defense
Já publicou mais de 170 artigos científicos, 40 livros e capítulos de livros e submeteu mais de 40 pedidos de patente.
Coordena diversos projetos de Investigação e Desenvolvimento, nacionais e internacionais, principalmente com o envolvimento de empresas e integra ainda diversos grupos de trabalho no âmbito na UE, principalmente no domínio da Defesa.

Manuel Silva.jpg

Manuel Silva

Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, exerce atualmente funções no Grupo Marques na qualidade de Coordenador do Gabinete de Ambiente e Segurança no Trabalho. No âmbito das suas funções é responsável pela gestão dos domínios ambientais das diferentes empresas do Grupo Marques, incluindo a gestão de recursos naturais, monitorização de desempenho ambiental, verificação conformidade legal ambiental e gestão de resíduos. Na empresa Marques, S.A. é também responsável por garantir a execução de todos os objetivos do Sistema de Gestão Ambiental, certificado na norma ISO 4500:2015.

António Ventura.png

António Ventura

Iniciou o seu percurso em 2006 na Direção Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hídricos, com a prestação de serviços técnicos na área de Engenharia do Ambiente, dando, simultaneamente, apoio na gestão dos recursos hídricos e no licenciamento de construções e usos privativos em parcelas do domínio hídrico.
Em 2007, foi convidado pela Tecnovia Ambiente, onde se mantém atualmente, a desenvolver e implementar os Sistemas de Recolha e Valorização de Resíduos de Construção e Demolição, tendo conseguido as primeiras licenças de operador de gestão de resíduos de construção e demolição em outubro de 2007.
Atualmente, é responsável técnico dos Centros de Processamento de RCDs na Região, dando, simultaneamente, apoio a todo o grupo TECNOVIA, SGPS., na área do Ambiente na elaboração das respostas ambientais e requisitos ambientais constantes nos cadernos de encargos.

Catarina Pereira.jpeg

Catarina Pereira

Licenciou-se em 1998 pela Universidade Técnica de Lisboa em Arquitectura. A vontade de querer recuperar as culturas construtivas tradicionais da região sul do país, levou-a ao CRAterre, na Escola de Arquitectura de Grenoble, em França, para se especializar em Arquitecturas de Terra.
De regresso ao país, esteve na origem do Centro da Terra (CdT), associação que tem por missão estudar, documentar e difundir a construção em terra em Portugal. No CdT desempenhou vários cargos directivos, promoveu formações e colaborou em projectos europeus na área.
Entre 2005 e 2008 foi docente na licenciatura em Arquitectura na Universidade dos Açores. Ao fixar-se no continente em 2008, forma-se em Certificação Energética de Edifícios, qualificando-se como Perita, trabalhando vários anos nessa área.
Actualmente desenvolve a actividade de arquitecta, estando igualmente envolvida nos órgãos sociais da associação Eco-bairros de Futuro.

Sérgio Costa.jpg

Sérgio Costa

O Sérgio Costa é Mestre em Engenharia do Ambiente, fundou a Simbiente em 2004, a Simbiente Açores em 2009 e a Simbiente Chile em 2011, sendo desde então Administrador e Diretor Executivo das empresas do grupo.
É membro Sénior e dirigente (eleito) da Ordem dos Engenheiros e docente na Universidade Lusófona do Porto e no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Tem mais de 20 anos de experiência profissional em gestão de projetos (a nível nacional e internacional) e, no âmbito específico da Economia Circular foi Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Economia Circular da Ordem dos Engenheiros, Perito na Agenda de Investigação e Inovação para a Economia Circular (da Fundação para a Ciência e Tecnologia), participou nas Agendas Regionais para a Economia Circular das regiões do Centro e do Alentejo, prestou assistência técnica na análise de simbioses industriais na Região do Centro e atualmente coordena o domínio prioritário “Economia Circular, Transição Energética e Descarbonização” dos estudos de revisão da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente.

Victor Ferreira.JPG

Victor Ferreira

Victor Ferreira é Professor Catedrático da Universidade de Aveiro no Departamento de Engenharia Civil, com atividades de ensino, investigação e de cooperação empresarial na área dos Materiais de Construção e Sustentabilidade.
É fundador e Presidente do Cluster Habitat Sustentável (www.centrohabitat.net) desde o seu reconhecimento formal pelo governo português em 2009. O Cluster é uma rede que agrega mais de 150 empresas, centros de I&D, municípios e outros agentes da cadeia de valor do Habitat, que se destaca por assumir a sustentabilidade como mote para a inovação e competitividade.

Logos_edited.jpg
bottom of page